Wednesday, November 29, 2006

The Wonderful Sound of the English Words

Esse texto não é nenhuma admiração ou algum tipo de devoção ao som das palavras em inglês. Os fatos não mentem! O povo adora meter um inglêsinho básico. Basta um " 's " no final do nome para denunciar o encanto que essa língua tem e como ela tem afetando as pessoas. João's bar, ou pior, John's Bar. Essa tradução para uma língua alheia é atrativa e de fato deixa as palavras mais "sweet like sugar", chique, bacaninha.

Ela costuma diferenciar classes. "Resort" = Classe A, "Pousada" = Classe B/C. As classes mais baixas são facilmente enganadas por esse encanto. São poucas as favela que não tem um Whashinton? Uma Chelly com "Y" e dois "Ls"? Pra quem não sabe, faz pouco tempo que as letras Y, W, e K começaram a ser ensinadas no ensino básico. Essa maldita globalização!!!

A pessoa não sabe o que significa... "Ah, ta escrito em inglês? É bacana." Que favelado vai querer seguir carreira olímpica no jogo de peteca? Agora Badminton, hum I liked!

Acho melhor valorizar o nosso Português. Chega de achar que dar letrinhas em inglês é STYLE!

Tuesday, November 14, 2006

Quadros [novos]


Obra: 3º Andar


Obra: Perspectiva II


Obra: Ambiente Urbano

Técnica: acrílico com estêncil
Artista: Rodrigo Troitiño
Troitiño morou em Denver, nos Estados Unidos, onde foi premiado com o Best of Show - 1999 - Adams County District. Também passou uma temporada na Europa, conhecendo Londres, Paris, Salamanca (Espanha) e percorrendo parte do Caminho de Santiago. É na diversidade urbana e no próprio cotidiano que Troitiño busca a inspiração para retratar peculiaridades da vida moderna. Estas obras foram feitas com exclusividade para a Marelli.

5 mil cópias dessas pinturas serão enviadas para arquitetos de todo o Brasil. Servirão como ``presente´´ da Marelli já que dia 11 de dezembro é o Dia do Arquiteto. O texto acima acompanhou as obras. Tudo é verdade por incrível que pareça.

Monday, November 13, 2006

O que é destino? [um post educativo]

destino 1. personalização da fatalidade a que supostamente estão sujeitas todas as pessoas e todas as coisas do mundo; sorte, fado, fortuna 2. tudo que é determinado pela providência ou pelas leis naturais; seqüência de fatos supostamente fatais; fatalidade 3. acontecimento; fortuna, sorte, fado 4. o que há de vir, de acontecer; futuro 5. objetivo ou fim para o qual se reserva algo 6. resultado final 7. local aonde alguém vai; direção, destinação, meta.

Bom, acho que ta bem explicado o que é destino. 'O que seriamos sem o dicionário né!?'

Vamos aos exemplos:

Exemplo 1 - Se um dia dona Hermínia tiver uma briga com seu pai Otemir. Ela ficou muito braba, muito mau pois foi algo envolvendo dinheiro. Hermínia pediu uma grana pra comprar um fogão novo, não sei ao certo. Claro, negar isso é um direito de Otemir mas de qualquer forma isso atacou os neuvos da filha. Pois bem, a filha tem 2 escolhas após isso:
A) Ficar distante do pai o resto da vida pois o coração dela não sente a mesma afeição pelo pai como antes.
B) Reaproximar-se do pai após um tempo ou quando puder. Tentando assim recuperar a afeição que tinha pelo pai.
Conclusão: Neste caso não há nada que envolva destino. É só querer, ter vontade, escolhas

Exemplo 2 - Dona Hermínia tava indo pedir uma grana pro seu pai Otemir José. Hermínia ia pedir essa grana pra comprar um fogão novo, não sei ao certo. Aí algo inesperado aconteceu! Ela achou um bilhete sorteado do TotoBola no chão! Puxa, que sorte. Foi o destino? Provavelmente... Um movimento natural do universo, sim, natural. Algo que simplesmente acontece. Pois bem, a filha tem 2 escolhas:
A) Comprar o fogão com o dinheiro do TotoBola.
B) Ir pedir a grana pro pai pra comprar o tal fogão. Assim guardando a bolada da raspadinha pra comprar uma batedeira 6 velocidades autoclean 2000.
Conclusão: Destino total. Algo inesperado = destino.

Porém existe o outro significado da palavra destino.
Exemplo 3 - Eu vou pra praia. Meu DESTINO é Tramandaí.
Conclusão: Eu vou lá pois eu quero... e de certa forma os exemplos 1 e 2 também tem disso. Hermínia faz o que ela quiser... se ela quer que o "destino" dela seja longe do pai... que seja.

É por esses motivos que a frase tatuada no braço do meu amigo Leo Roteirista Garcia "ama o teu destino" causa polêmica.
Você pode interpretar como destino uma coisa que é forjada, condicionada. Fatalidades/sortes te levam para algum destino e você não fez nada. OU você pode ver pelo lado positivista da coisa. Cada um faz o seu destino, com fatalidades/sortes ou não. Faz o que acha melhor pra si. Arrisca, ir fundo mas sabe que o destino vai ser show de bola!

Bom, agora vou ao meu destino ( por hoje é Farroupilha jogar um futis bacana ).

OBS.: "Não confunda coincidência com destino" - Mr. Eko