Friday, June 20, 2008

Publicitário?

Marketing viral já é uma ferramenta de comunicação faz algum tempo. Com o advento de sites como YouTube a propagação de vídeos ficou muito muito fácil (alguma novidade nisso?). Bueno, é só ver o case da agência Escala com o "Mosquitarelli" para saber o que é um vídeo viral em prol da saúde pública ou de uma empresa ou ideal ou marca.



Sucesso pleno!! Sim, muito mais de 3 000 000 views. Mas vamos ser um pouco anti-publicitário. Será que isso trouxe grande resultado? Quantos mosquitos deixaram de ser proliferados por causa desse filme? Quantos mosquitos deixaram de picar as pessoas? Os cariocas não tem acesso à internet? Não viram o tal Mosquito no love-love fuki-fuki com o pernilongo na praia assim como a Cicarelli?
Essa peça tri inteligente criada por uma amigo meu provavelmente funcionou como apoio para outras ações. Agitou. Repercutiu. Mas tenho dúvidas se as pessoas colocam a mão na consciência.

Insight: (ooh palavrinha mais publicitária)
Acho que a família (carente) que não tiver água parada em sua casa deveria ganhar uma farta cesta básica. Isso é incentivo. As pessoas são como os animais na real. Devem ganhar um biscoito após deitar e rolar.

Veja outros "virais":





Bom, na real não são exatamente virais mas são uma doença.

2 comments:

malinoski said...

Troitiño, acho que tu fez uma grande confusão nesse teu post. Por mais eficaz que seja uma comunicação, tudo que ela pode fazer é exatamente comunicar. Atribuir à campanha a responsabilidade sobre a volta da dengue é de uma inocência sem tamanho. O que dá pra entender de um leigo, mas não de um publicitário. Tem um zilhão de coisas envolvidas nisso, como mobilização de brigadas de combate, educação nas escolas e comunidades carentes e por aí vai. Sem contar a própria estratégia de comunicação do governo na campanha. Fazia anos que o RS não tinha um surto de dengue, por isso, essa campanha teve um investimento minúsculo pros padrões do governo. Prova de que eles relaxaram é que a dengue voltou. Mas a campanha é apenas um reforço educativo, uma parte menor da grande estratégia de combate. Quanto ao Rio, tenho certeza que viram o viral por lá. Viram até no Japaão, que eu sei! Mas mais uma vez tu te atrapalhou. Esse viral era apenas para o RS. Que bom que viram em outros lugares, mas isso é a prova de que a campanha foi muito além das suas obrigações.

Rodrigo Troitiño - Troito said...

Achei que tu levou muito como uma crítica ao vídeo em si. Onde a crítica é sobre as pessoas que não colocam a mão na consciência. Tipo, tenho certeza que houve outras ações. Falei isso no texto. Também deixei claro que tenho absoluta certeza do sucesso do vídeo.

E também não falei que a responsabilidade da volta da dengue seja de uma campanha. Pode existir sim uma crítica ao tal relaxamento do governo mas deixo claro que tenho consciência do pleno sucesso do Mosquitarelli e que foi visto no rio e no Japão, em Farroupilha e em Galópolis.

Acho que o termo "publicitário" pode ter restringido ao assunto publicidade quando o assunto e o objetivo não era esse.

Qual era o objetivo?

O objetivo é mostrar que, infelizmente, as ações se tornam mais eficientes e as pessoas mais parcipativas quando elas ganham algo. Um cupom, um brinde, um desconto.