Thursday, May 25, 2006

Diario da Europa - Caminho de Santiago [Le Puy a Figeac]

12-05-2006
Lyon tem algo muito importante na sua história. Ela serviu de sede para a seleção brasileira em 98, o ano da derrota pros franceses.
A cidade parece pacata e quieta. Fiquei 2 horas la esperando o trem para Le Puy. Já ta ótimo.

Lyon












Le Puy. Que cidadezinha show! Ruazinhas medievais francesas. Me senti muito bem.
Foi complicado achar um lugar pra durmir mas no fim das contas tudo certo. Roupas lavadas, massa na janta. Agora é soh tomar um vinho e ir pra cama. Voala, pronto pra começar.

Le Puy












12-05-2006
Meu celular inglês se nega a funcionar na França e eu nem tinha um mapa pra saber onde começar. Enfim sem celular mas com mapa comprado numa livraria local comecei a caminhar pelas 10:20 da manhã. O que era pra ser 30,5km foram uns 40km. Tudo porque o velho Indiana Jones aqui acha que vai a algum lugar sem olhar o mapa. O dia foi de vistas únicas, de respirar fedor de vacas francesas. Foi um dia pra enfrentar chuva, vento e sol. No final uma vista de um vale também francês e finalmente a Gite (albergue) onde durmi.
Bolhas nos pés, sim. Só porque choveu e eu também não utilizei os conselhos dos amigos que ja fizeram o caminho: "vazelina entre os dedos e 2 meias (a primeira fina e a segunda grossa)".

Bonne nuit. Em Monistrol D'Allier.

Sem comentarios









Café da manhã em Monistrol












14-05-2006
Um dia muito diferente de ontem, muito sol mas o erro continua brutal. O que era pra ser 33km foram 46km. As bolhas se multiplicaram graças aos conselhos dos amigos. Dores musculares nas costas fazem eu me sentir moido.

Lugares espetaculares me trouxeram a Le Sauvage. Na janta comi como um porco francês.














15-05-2006
O dia foi bacana, paisagens muito distintas. Mas meus pés dificultaram um pouco. Bolhas e uma dor na canela (mais tarde foi constatada a tendinite) fizeram eu caminhar como um pinguim.
L. Aubrac é muito linda. Tomei umas cervejas. Aqui tudo é caro, mas acabei durmindo numa especie de casa paroquial onde só é necessário fazer uma doação de um valor qualquer.

Água que o passarinho bebe











O caminhante andante trêneta













16-05-2006
Em um dia muito só superei as dores e terminei o dia com 26,5km caminhados. Numa paisagem bucólica no bom sentido. Fui andando em baixo de chuva e sol. No fim do dia achei muitos dos conhecidos que fiz ao caminhar no albergue na pequena Nasbinals. Voala, mais um dia.


















17-05-2006
Hoje foi a final da Champions League. Um dos campeonatos de futebol mais importandes do mundo. Jogão entre Barcelona X Arsenal e eu no fim do mundo da França... Mas mesmo assim tive a grande oportunidade de assitir a vitória do Barça. Isso graças ao conturbado dia que tive. Foram 42 kilometros de Nasbinals até Espalion abaixo de um forte sol, foi complicado. No tinha muitas fontes de água pelo caminho. Sempre procurei seguir meu amigo Pep, espanhol que caminha muito mais rápido do que eu. Ao chegar em Espalion fui procurar albergue e foi dificil encontrar algo, tudo cheio. A técnica adotada foi procurar na igreja uma "paroquia" onde eu poderia durmir, assim como fiz 2 noites atraz.
Igreja fechada fui na floricultura(?), depois de um papo todo remendado com umas 5 linguas diferentes a francesa morava perto de um albergue.
O albergue é perfeito, me colocaram num quarto-suite de casal que lembrou aquele Hotel Mais Grande da Europa em Madrid. Sozinho, numa suite, assisti uma baita partida de futebol. Grande Barcelona!












18-05-2006
Hoje o dia foi deprê. Já fazem uns 2 dias que tô com essa dor no músculo da perna esquerda. As vezes manco tipo cão trêneta. Na segunda metade do dia eu me recuperei e completei o percurso de 28 Km.
Pensei em desistir, acho que comecei a sofrer por causa da perna. Não to aqui pagando pecado ou promessa. Não concordo com a idéia de "promessas". As pessoas não precisam sofrer.

Pensei nas vantagen de voltar, em tudo o que já ganhei aqui. Pensei nas desvantagens. Bom, desistir não é bom... Quem sabe não esteja pronto pra desistir, quem sabe mais pra frente eu pare e veja que o caminho acabou pra mim. Desistir jamais.

A janta foi boa e regada a vinho francês* [*é sempre bom lembrar], tinha uma carne de panela trebien! Cama, janta e café da manhã por 25 euros. Foi a noite que mais gastei com essas coisas na caminhada.

Amigos e vinho, preciso falar mais?











19-05-2006
A caminhada foi curta hoje, só 23km. Até Conques. Uma cidade que é um espetáculo! Quase toda construida entre o sec XI e XII. Ruas medievais e um monasterio onde vou durmir. Até hoje sempre tive conforto de uma cama, travesseiro e banho quente. Não sei como vai ser nos próximos dias.

A caminhada foi mais tranquila, as dores da tendinite anunciada diminuiram mas sofri na longa descida até Conques.

Pelo caminho









Conques



































Tô mais humorado, ontem realmente não tava legal. Quero proceguir até Compostela. Tô tratando a Tendinite.

Agora vamos descrever uns personagens da caminhada:

- Irmãos Etiennes - Pierre e Juan nasceram grudados pelo joelho, ou seja, gêmeos siameses. Hoje separados caminham pelo mundo aos seus 63 anos. Eles sempre param para o almoço e eu passo por eles "Bonjour" mas logo após na descida mais próxima eles me alcansam. Acho que na real eles podem ser os donos do milionario Carrefour.

Irmãos Etiennes e eu












- Fritz Neugümbawer - Alemão típioco, com sua barriguinha de cerveja típica alemã. Dentes medio separados. Lembra um dos caras do saudoso Mistbusters.
O cara era caminhoneiro, sofreu um acidente e agora vive caminhando pelo mundo já que ta "encostado". O cara das dicas, sabedoria e mãnhas é o que não falta no Alemão de + ou - 50 anos. Cerveja preferida? Kronenbourg.

Grande gurú!











- Pep - O barqueiro espanhol de Ibiza. O cara caminha pra valer, só pra não dizer pra caralho. Diz ele "es que tengo patas largas". Bom, até tentei acompanhar ele mas não rolou.
Próximo inverno europeu ele pretende passar 4 meses em Buenos Aires. Mas acredito ter mudado a idéia dele. Acho que ele vai passar as férias em Floripa.

- Pedro - O espanhol que foi abandonado pela mulher agora resolveu caminhar até Santiago pra ver qual é. Não sabe quantos minutos demora pra cozinhar um ovo. Mesmo assim ele é muito bacana. ¡Vale Pedro!

Santoro(¿) eu e o último na direita é o amigo Pedro












20-05-2006
Hoje a caminhada foi monotona. A dor continua e a paisagem ta caindo na mesmice. A dor continua e agora o visual lembra o Vale dos Sinos. MUITO diferente dos dias anteriores. Na média Decaville, rádio tocando nos postes das ruas e dromedários(?).
Termino o dia com uma questão cruel:
"O que é melhor? Tentar continuar a caminhar até Santiago e sofrer com uma baita tendinite ou ir pra Salamanca, agitar um pouco e voltar antes ao Brasil?"
Isso veremos nos próximos capítulos.
Domingo vai ser de descanso aqui. Segunda recomeço pra ver se a tendinite diminuiu. Beiju Rô.

21-05-2006
Domingo foi pra acalmar a tendinite. Amanhã pretendo chegar de alguma forma a Figeac. Fiz amizades aqui no albergue de Decaville. Entre eles a alemoa da bici e a canadense que tá com uma inflamação no pé. Após a minha tradicional massa o pessoal começou a escutar um tipo de Raul Seixas fransês.
Salamanca parece ser um bom lugar pra passar meus ultimos dias na Europa.
Veremos amanhã.

22-05-2006
Hoje o dia fo bem tri. Desatucanei-me com o fato de deixar o caminho de Santiago para uma outra oportunidade. Ou seja, Salamanca me espera certamente de braços abertos.
Em Figeac pude reencontrar algumas personalidades da minha caminhada. Encontrei el grand amigo Pedro, agora ele já sabe como cozinhar um ovo. Também encontrei a velha Crüw. Com ambos tive a oportunidade de tirar fotos. Não descrevi a velha Crüw antes mas agora vai:

- Velha Crüw - Alemoa com seus 60 e poucos anos caminha objetivamente pelo caminho. Ela é o que podemos chamar de mijona descarada. Ela não tinha pudores para cada 5kms dar uma paradinha para demarcar o trajeto. Mesmo quando os peregrinos estivessem passando com seus cajados.

Que figura











Continuando sobre Figeac. A cidade é tri legal e o lugar onde fiquei é cuidado por duas simpáticas senhoras freiras. Aqui também é minha despedida da França. Merci monsheri , seja lá como se escreve.

Vou tranquilo e feliz. Trocando o sofrimento de uma tendinite por um pouco de agito espanhol, amigos e depois o tão esperado Brasil.

23-05-2006
De Figeac vou a Toulouse de trem. Sigo pelo País Basco ateh Irún e passo pela inusitada Lourdes. Me lembrei do Colegio das Irmãs onde estudei o primeiro grau. Lourdes na França é onde aconteceu a 150 anos as + ou - 14 aparições da Nossa Senhora de Lourdes.

Toulouse











País Basco










24-05-2006
Chego em Salamanca depois de muitas horas no trem. "Hola, que tal Leo? Botellón?"


Cidades visitadas na França:

Paris - Lyon - Le Puy-en-Velay - Saint-Christophe-Sur-Dolaizon - Montbonnet - Saint-Privat D'Allier - Monistrol - Saugues - Le Fazet - Le Sauvage - Saint Alban - Grazieres Mages - Les Estrets - Aumont Aubrac - Les Quatre Chemins - Les Gentianes - Montgros - Nasbinals - Aubrac - Saint Chely - Saint Come - Espalion - Saint Pierre - Estaing - Goliac - Espeyrac - Senergues - Conques - Decaville - Livinhac - Montredon - Figeac

3 comments:

Anonymous said...

Desde o cofre da Vênus até Figeac... parece que soh há duas formas de viver isso: uma vivendo, outra imaginando.
Vlw aee Troitiño.. eu vivi imaginando!!
Parece q a seleção ontem fez um rachão dos mais violentos. A brincadeira em weggis acabou!! To confiando nessa seleção!!

Anonymous said...

Lin´díssima as fotos...Então estará no Brasil em breve?! Aguardarei noticias..Bjok´s..e espero vc com muuuitas novidades!
=)
=*

Anonymous said...

Há! Troito cu de piça! Mete uma vaselina nesses dedos. Ou tu acha que vaselina é só pra romance?
Ultreya!